O Poder do Foco – 5 Verdades sobre Foco que nunca te revelaram

Tempo de leitura: 8 minutos

Você conhece o poder do foco no seu dia a dia e principalmente no seu marketing pessoal? Foco não é apenas dizer não a algo que pode atrapalhar o seu dia a dia, foco é saber onde você deve investir mais o seu tempo e onde não deve investir o seu tempo, por exemplo, imagine que você é um expert em carros e entende um pouco sobre motos, onde você deveria focar a maior parte do seu tempo para que o conhecimento em ambas as áreas se igualassem e contribuísse para o seu crescimento?

Se a resposta para a pergunta acima foi que deveria focar em motos, você errou e o motivo disso é simples, você deve se preocupar em manter o poder do foco em algo que permite com que viva sempre em alta performance e tudo o que não permitir isso, simplesmente terceirize.

Quer um exemplo mais simples e prático? Então vamos aos números. Imagine que você seja um nutricionista e cobre algo em torno de R$ 100 reais por consulta e todo dia perde duas horas por dia limpando o seu consultório e depois perde mais uma hora ao dia em telefone e se contarmos que ainda tem almoço, entrada e saída de cliente e outros minutinhos extras no banheiro, etc, se somarmos tudo isso é provável que perca algo em torno de quatro horas diárias, agora multiplique o valor da sua hora cobrada pelo número de horas perdidas e irá notar quanto perde por dia, se somar isso ao mês trabalhando 22 dias mensais da uma perca média de R$ 8.000 mil reais, um valor bem interessante não é mesmo?

Agora eu sei que você deve se perguntar como chegamos a esses números e para isso é simples, calcule que cada hora perdida seja uma hora que poderia estar atendendo a um cliente, multiplica pelas horas perdida ao dia e depois ao mês e pronto, chegamos a milhares de reais perdidos.

E foi para evitar percas assim que existe o poder do foco, poder esse que você deve aprender a utilizar desde cedo para consiga resultados expressivos independente do seu segmento de atuação

Verdade #1 – Ser Multitarefa
multitarefa-e-foco

Um erro comum em quem perde o foco com facilidade é tentar realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo, ler email, atender clientes no telefone, criar um artigo em seu blog e tudo isso ainda enquanto prepara um lanche da tarde.

O grande problema da atualidade é que foi pregado que nós somos multitarefa e que a geração Y se acostumou com isso, quando na verdade ser multitarefa é simplesmente deixar de ser produtivo, demorando mais tempo para realizar tarefas comuns ou muitas vezes realizando essas mesmas tarefas porém com um trabalho mediano e isso é um enorme erro na sua carreira pessoal e profissional.

Paulo Vieira, um dos maiores especialistas em produtividade do Brasil criou um vídeo onde fala sobre o aspecto de ser multitarefa e como isso atrapalha a sua vida e eu acredito que é muito importante que você clique aqui para assistir, além de demonstrar como você perde muito tempo no seu dia a dia ele também irá demonstrar alguns erros comuns que é possível que cometa no seu dia a dia.

Verdade #2 – Oportunidades

oportunidades-e-negocios

Nem toda oportunidade é boa, mesmo aquela que pode lhe gerar alguns milhares de reais a curto prazo e te tirar de crises financeiras.

Você já se perguntou por que algumas pessoas constroem fortunas, obtêm resultados expressivos em qualquer segmento em 3, 5 ou 10 anos enquanto outras passam a vida toda sem ter qualquer resultado?  Bom, se ainda não se perguntou sobre isso, pergunte a si mesmo e vai descobrir que o maior segredo para alcançar os resultados que tanto deseja está ligado no Poder do Foco.

Se você tem uma meta, um objetivo e consegue focar nela diariamente, trabalhar todos os dias e dar o seu melhor, os seus resultados obviamente serão muito melhores que qualquer concorrente e isso não importa apenas no marketing pessoal mas sim no seu marketing geral.

Um exemplo de uma pessoa extremamente focada e que utiliza todo o poder do foco que a vida proporciona para alcançar resultados expressivos é Bill Gates que apesar de ser um dos homens mais ricos do mundo jamais deixa de investir no que ele mais entende que é a tecnologia.

Gates tem dinheiro, poder e influencia suficiente para ser dono de quase todos os negócios no mundo mas mesmo assim deixa muitas oportunidades milionárias ou até bilionárias de lado para focar apenas no negócio dele, no que ele criou e você deve ser assim também, mantenha o foco no seu negócio e não invista seu tempo ou dinheiro em todas as oportunidades que aparecem durante o caminho, lembre-se que sem foco você não sai do lugar

Verdade #3 – Metas e Objetivos

Businessman Drawing Goal Concept on a Note Pad

Um erro comum de quem está querendo descobrir o seu Poder do Foco é querer criar metas que não podem ser alcançadas  a curto prazo e quando não conseguem cumprir ela acabam ficando desmotivadas e consequentemente improdutivas.

É preciso saber criar metas e objetivos, nunca é simplesmente pegar algo e fazer, por exemplo, imagine que você é corretor de imóveis e decide que vai vender 5 novas casas por dia, isso é humanamente viável? Eu acredito que talvez sim dependendo do horário de atendimento de cada cliente, porém seria fácil conseguir isso? Ou melhor, as suas condições pessoais e financeiras permitem que avance de maneira acelerar? Se a resposta for não e você tem uma meta muito ousada no inicio a frustração a curto prazo pode ser grande e a longo prazo as consequências de desistir do seu sonho ou até do seu marketing pessoal pode acabar derrotando os seus maiores sonhos para sempre.

Uma meta interessante por exemplo para o corretor seria vender um novo imóvel por mês, depois de manter uns 3 meses o mesmo número de vendas ai buscar vender um por semana, depois um ao dia e até chegar aos 5 porém isso leva tempo, mas em resumo é simples:

Não adianta criar metas enormes no inicio, a tendencia que elas venham a falhar são grandes e por isso crie metas objetivas para ir evoluindo com o tempo e claro aprenda a usar todo o poder do foco para cumprir as suas metas.

Verdade #4 – Organização

organizacao

Você tem se organizado diariamente? Anotado as atividades do dia? Se a sua resposta for não é bem provável que esteja cometendo um enorme erro em relação ao utilizar todo o seu poder do foco.

Uma dica simples em organização é você começar todos os dias anotando as suas tarefas diárias e com isso buscar cumprir elas diariamente, dependendo do seu segmento de trabalho pode ser fácil cumprir essas metas de organização.

Quando você começa a se organizar melhor, começa a separar as suas tarefas diárias, o seu resultado será muito maior. Todos os dias ao acordar crie uma lista de tarefas importantes que precisa realizar durante o dia, separe elas das mais básicas até as que realmente precisa de urgência e de prioridade sempre as que precisa de urgência e depois faça as mais básicas,mas lembre-se, é preciso seguir isso todos os dias.

 Verdade #5 – Plano de Ação

Businesswoman working on paperwork.
Businesswoman working on paperwork.

Você tem um plano de ação bem definido para alcançar os resultados que deseja? Se a sua resposta for não é um sinal que você não está utilizando completamente o seu poder do foco.

Um plano de ação nada mais é do que um passo a passo do que você deve fazer a curto, médio e longo prazo para alcançar os resultados que deseja.

Pegue um papel e uma caneta agora e anote, onde você quer estar daqui a 3 meses? Onde quer estar daqui a 6 meses e daqui a 1 ano? Um exemplo simples disso é o seguinte:

Imagine que nos primeiros 3 meses você quer um escritório novo, então pense, o que será preciso fazer para alcançar essa meta? Depois nos próximos 6 meses, onde você quer estar e o que precisa fazer para chegar lá? E assim por diante, crie um plano de ação detalhado de onde você está e de onde quer chegar e com certeza vai ter resultados.

Recomendação:

Paulo Vieira é o criador de uma metodologia onde ensina sobre o Poder do Foco, clique no play abaixo e assista a uma aula gratuita sobre como ter mais foco no seu dia a dia e aumentar os seus resultados.

 

poder-do-foco

 

E ai, qual dessas 5 verdades mais mexe com você no dia a dia? Deixe o seu comentário.

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *