10 Passos para fazer o seu Marketing Pessoal no Instagram

Tempo de leitura: 10 minutos

O Marketing pessoal no Instagram, vem ganhando força no Brasil, com mais de 500 milhões de usuários, fica cada dia mais fácil se conectar ao seu público alvo, por meio desta rede social de imagens e pequenos vídeos, assim se você está pensando em se tornar uma autoridade dentro do seu segmento, o Insta é o melhor lugar para começar.

Neste artigo eu vou te revelar os 10 Passos para fazer o seu Marketing Pessoal no Instagram e se ganhar centenas de novos seguidores, principalmente clientes potenciais, todos os dias, confira!

#1 O que é uma autoridade?

autoridade

A autoridade corresponde ao prestígio ganho por uma pessoa ou organização graças à sua qualidade ou à competência numa determinada matéria ou área de especialidade.

Por exemplo, quando eu vejo uma pessoa com roupa social, mesmo sem saber sua profissão, minha mente já imagina um: Advogado, Empresario, ou alguém que transmita seriedade, credibilidade e confiança.

Agora imagina ver um homem, com chinelo havaianas e shorts, qual a primeira impressão que vou ter dele? A resposta com certeza não é de um médico, não é mesmo?

Agora que você já sabe que a primeira regra para ser uma autoridade é o seu jeito de se vestir, vamos falar sobre as vantagens e depois voltamos a este assunto no próximo tópico. Vamos lá!

Quais as vantagens de se tornar uma autoridade?

Respeito – as pessoas vão passar a respeitar você e tudo que você falar sobre esse assunto. Elas vão ouvir o que você tem a dizer, e você se tornará uma referência.

Admiração – as pessoas vão admirar não só você, mas também o que você faz e os resultados que alcança.

Parcerias – as pessoas começarão a te procurar para propor as mais diversas parcerias. Podem ser até clientes que querem ser atendidos por você e que precisam da sua ajuda.

Relacionamento: será mais fácil se relacionar com a sua audiência, porque, no final das contas, todo mundo quer conversar com uma autoridade. As pessoas passarão a te ouvir com mais atenção.

Salto financeiro: é muito mais eficiente e estratégico conseguir gerar resultados na internet quando você se transforma em uma autoridade, em alguém que entende de um assunto específico.

#2 Como se tornar uma autoridade?

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  1. Defina o seu público alvo e centralize toda sua autoridade nele – Encontrar o seu público alvo é muito importante, e para isso você deve ser super especifico. Ex: Você é um personal trainer. Mas quantos personal trainer existem no Brasil? Então você deve se tornar especialista em um segmento e focar nele.
  2. Encontre sua persona – A persona nada mais que é a representação do seu público alvo.
  3. Defina as dores da sua persona e encontre a solução – Por que sua persona não consegue atingir seu objetivo? Quais são seus problemas? Identifique-os e mostre a elas qual a solução.
  4. Mostre os resultados que gera para si e para os outros – Mostrar os resultado é uma forma de gatilho mental muito poderosa, também conhecida como Prova Social, publique fotos usando o seu produto/serviço e o resultado que ele trouxe para você e seus alunos/clientes.
  5. Crie conteúdo que ajude as pessoas – Transforme vidas! Esse é o grande segredo para você impactar seu público e se tornar uma referencia, e para fazer isso é simples, identifique as dores e mostre a solução.
  6. Interaja com seu público – Sua audiência é o motivo de todo o seu trabalho no Instagram e são seus potencias clientes, por isso, sempre que alguém comentar sua foto, responda, se é uma pessoa que sempre está interagindo, por que não entrar no perfil dela e deixar um comentário ou curti? Tenho certeza que vai ficar muito feliz, e retribuir isso.
  7. Tenha um diferencial único – Faça algo diferente da “concorrência”, use sua criatividade, pode ser uma Série de artigos semanais ou até mesmo sorteios, vale qualquer coisa para atrair e engajar seu público.

#3 Defina seu público alvo

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Grupos específicos, tem necessidades, interesses e desejos específicos, lembre-se sempre disso!

Quando você é super especifico com sua audiência, consegue se tornar uma autoridade e referencia para ela, muito mais rápido

Para você se transformar em uma autoridade rapidamente e se posicionar como alguém que realmente entende do assunto você deve apresentar uma solução para todos os problemas possíveis do seu público-alvo.

Ex: Sou Personal Trainer, e especialista em hipertrofia. Logo meu público alvo principalmente homens que desejam ganhar massa muscular. Meu assunto principal, portanto deve ser esse.

#4 Qual a sua persona

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A Persona é uma representação do seu público alvo:

Exemplo :
Profissão: Nutricionista
Sou especialista em: nutricionista esportivo
Meu público principal é: Atletas e pessoas que praticam algum esporte e desejam ter acompanhamento e dieta balanceada para suas necessidades.

Como descobrir minha persona?

  • Qual a idade média dela?
  • Onde estão? Quais perfis seguem?
  • O que elas querem? (Ex: desejam ter acompanhamento e dieta balanceada para suas necessidades)
  • Quais são as maiores dificuldades? (Ex: Não ganha massa muscular por que não se alimenta corretamente?)
  • Por que ainda não deu certo alcançar o objetivo? (Ex: Não sabe o que fazer, o que comer.. Por onde começar…)

#5 Crie seu Instagram

crie-seu-instagram

  • Passar credibilidade e confiança – Para isso é importante conhecer o seu público alvo e passar a imagem que você quer passar a eles.
  • Foto pessoal – E para passar uma boa primeira impressão é importante usar uma foto pessoal no seu perfil, nada de logotipo, ou qualquer outra coisa, e SIM a sua foto, lembre-se que você é a sua marca!
  • Descrição que se conecte com as pessoas que fazem parte do seu público – Depois de adicionar uma foto que transmita a sua autoridade, é hora de completar com uma descrição, por exemplo, eu sou músico, posso colocar “Baterista a 20 anos e apaixonado por música”
  • Emoticons (getemoji.com) – Complemente com um emoticon 🙂

#6 Estratégias para gerar conteúdo

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  • Conteúdo de valor para os seus seguidores – Publique soluções para as dores de sua persona.
  • Frequência e consistência – Mantenha sempre uma frequência. Ex: 5 imagens e 3 vídeos por semana (recomendo usar o instamizer.com que conta com um plano grátis)
  • Tipos de conteúdos – Imagens com frases motivacionais, dicas, várias dicas, vídeos, fotos de você usando seu produto/serviço, prova social, mostrando que funciona… ajudar as pessoas a melhorar e transformar vidas.
  • Qualidade – Banco de dados de imagens com alta resolução Pixabay e Flickr
  • Edição – Se você não domina editores avançados, recomendo usar o Canva

#7 O poder das hashtags

hashtag

Hashtag são palavras chaves antecedentes de # que fazem suas publicações acessíveis a pessoas que estão procurando por aquela palavra.

Exemplo: Sou cabeleira e publiquei uma foto fazendo escova progressiva, posso utilizar a hashtag #escovaprogressiva

Todas as pessoas que procurar essa palavra vão achar a foto que postei com a #escovaprogressiva

Defina as hashtag que tem relação com seu negócio, pense sempre estrategicamente com quem você quer se relacionar:

  • Negócio local – #nomedacidade
  • Segmento de atuação ou categoria de produto/serviço – #camiseta #moda #nutrição
  • Relacionados ao seu post – #semlactose #fitness
  • Tranding – Assuntos Tendências/Moda, mas só use se o conteúdo da postagem for relevante e tiver à ver com a hashtag
  • Crie sua própria hashtag – divulgue para marcar o seu território ex #instagramparamarkenting

#8 Como construir sua audiência

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A primeira coisa que você precisa saber é onde seu público alvo está? Mas com eu faço isso? Simples..

No campo de “busca” do Instagram, procure por palavras chaves relacionadas ao seu nicho especifico, no exemplo de uma nutricionista esportiva:

  • Nomes de marcas de suplementos que seus pacientes e prospectos utilizam
  • Nome de pessoas famosas no seu nicho: Dr Gabriel Magalhaes, Dra Fernanda Granja, etc (
  • Autoridades e pessoas conhecidas por compartilhar dicas, como “Fabrica de Mostro”, “Felipe Franco”, etc

Agora que você encontrou e fez uma lista de perfis:

  • Comece com perfil que tenha até 4.000 seguidores e depois vá para os maiores.
  • Feito isso…Separe de 3 a 4 perfis de referencia que encontrou no passo acima
  • Analise as pessoas mais engajadas (comentários, curtidas..)

Mas como eu vou ganhar seguidores no Instagram?

Utilize a Reciprocidade, não sabe o que é isso? Eu te explico…

Temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração.

Quando faço algo por uma pessoa, sem pedir nada em troca, ela sente necessidade de retribuir isso, o mesmo acontece no Instagram.

Um estudo americano, fez um teste com aproximadamente 100 pessoas e dividiram em 3 ações sociais dentro do Insta:

1.Seguir um Perfil
2.Seguir e Curtir
3.Seguir + Curtir + Comentar

Do número total de pessoas do grupo, as que apenas seguiram um perfil tiveram 14% de followback, quem seguiu e curtiu, 22% de followback e aqueles que seguiram, curtiram e comentaram, 34% de followback.

Ou seja, todos que executaram todas as ações sociais possíveis, receberam o maior numero de reciprocidade, ganhado novos seguidores.

Mas André como eu vou conseguir centenas de seguidores fazendo tudo isso na mão? Vai demorar anos…. Com certeza alguém já deve ter inventado uma ferramenta que consiga fazer isso de maneira automatizada, não é mesmo?

A notícia boa que essa ferramenta existe! E se chama Influx Social, você pode conhecer um pouco mais sobre ela acessando o site www.influxsocial.com.br

#9 Como interagir no Instagram

interagir

Como interagir com seu público e criar relacionamentos afetivos?

      • Responder comentários – conhecer o perfil do seu público, qual linguagem ele utiliza?
      • Não tenha vergonha dos elogios – deve agradecê-los de acordo com o comentário realizado, se for um ““lindo”, “adorei essa imagem”, responda com “obrigado”, caso seja mais detalhista você também deve dedicar um pouco mais e responder algo mais completo.
      • Perguntou e foi respondido? Interaja!– Quando você faz uma pergunta, interaja com os comentários e as respostas.
      • Curta as fotos dos seus seguidores – Reconheça a grandiosidade dos seus seguidores ao curtir suas fotos no Instagram – particularmente se cita o seu nome.
      • Comente nas fotos dos seus seguidores – Engaje com seus clientes ao comentar em fotos publicadas por eles no Instagram e relacionadas aos seus produtos ou serviços.
      • Seja criativo com suas fotos – Utilize filtros para aprimorar suas fotos no Instagram. Tome bons ângulos, iluminação e outros truques de fotografia
      • Grave vídeos – grave vídeos de até 15 segundos com dicas para seu público

#10 Ganhando novos Clientes

clientes

    • Se relacione com seu público – Ofereça conteúdo que agregue valor
    • Responda comentários e interaja – Responda os comentários, interaja e ganhe a confiança de seus seguidores (esse processo pode levar até 4 semanas)
    • Desperte o interesse no seu produto/serviço – Publique fotos usando ele, mostre seus resultados, grave vídeos até o ponto que a pessoa pense “Se o André consegue, eu também posso” e a decisão de compra vai partir dela.
    • Leve a pessoa para uma página de captura – Crie um formulário no Google (com nome, telefone e email) ou uma página de captura, oferecendo uma isca digital.
    • Dica extra: Use o Whatsapp Uma estratégia, é gravar um áudio genérico, de 1 para 1 (eu e você), falando sobre o produto e enviar no WhatsApp junto com o link da sua pagina.

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